Quem é empreendedor sabe que inspiração e motivação são essenciais em cada etapa da jornada. Ser dono do próprio negócio não é uma tarefa simples. Ter uma marca que desperte orgulho é obrigatório, não importa se ela contém uma mensagem oculta em seu design ou é simplesmente o nome da empresa. O mais importante é que o logotipo é a fachada da sua empresa, e você precisa se sentir confiante e orgulhoso ao apresentá-lo aos seus clientes.
O logotipo da Logomorfose nasceu de forma tão orgânica que até me surpreendeu. Como mencionei no artigo anterior, passei por muitas mudanças por conta da pandemia e da chegada da inteligência artificial. Por um tempo, me questionei se os meus serviços ainda eram necessários, já que as máquinas agora podem criar designs, fazer edições e até desenvolver textos.
Felizmente, com o tempo, o “hype” da IA no design começou a diminuir, à medida que as pessoas perceberam as imperfeições e problemas com direitos autorais que a tecnologia ainda enfrenta. Basta ver os memes no Facebook. Meus serviços não se tornaram obsoletos, apenas precisaram se transformar. Foi essa transformação que me inspirou a adicionar a palavra “morfose” ao nome da marca.
Sobre a Iconografia do Logotipo
Como o futuro do design com tecnologia ainda é incerto, decidi incorporar um elemento de sorte ao logotipo. Pode parecer simples, mas nesse ponto, como minha própria cliente, era importante para mim adicionar esse fator ao design.
Pensei em diversos símbolos, como o olho grego, que apesar de bonito, me pareceu étnico demais. A ferradura não combinava com a estética que eu buscava, e o uso de pimentas poderia associar minha marca a um nicho que não era o meu foco. Foi então que comecei a explorar a ideia do trevo de quatro folhas. E, como dizem, o resto é história.
Vou deixar aqui o vídeo que mostra um pouco do processo de concepção do ícone, desde o rascunho até o logotipo final.
No processo de design, foquei em três fatores que considero essenciais para qualquer marca: o logotipo precisa ser elegante, atemporal e flexível. Embora seja importante manter um padrão para garantir o reconhecimento da marca, também acredito na liberdade de explorar novas configurações quando necessário. Isso não só mantém a identidade visual atualizada, mas também permite que ela se adapte a diferentes contextos. As coisas mudam tão rápido hoje em dia.
No meu caso, como a Logomorfose é focada no ambiente digital e não em embalagens físicas ou produtos, tenho mais liberdade para ser flexível no uso do logotipo. Essa flexibilidade é uma vantagem que muitas marcas digitais podem adotar, desde que seja feita de maneira consciente.
Dica: Ao criar o seu logotipo, antes de definir o que é importante em termos de design, pense no uso prático que ele terá. Avalie como o logotipo será aplicado no dia a dia do seu negócio e analise exemplos de concorrentes para se inspirar e entender melhor as necessidades da sua marca. Isso vai te ajudar a criar algo não apenas visualmente atraente, mas também funcional.
Espero que tenha se divertido e se inspirado com este artigo. Em breve, trarei mais conteúdo.
Favorite a página e acompanhe as novidades!